domingo, 20 de julho de 2008

Amor, Love e otras cositas mas !!!!!


A palavra amor (do latim amor) presta-se a múltiplos significados na língua portuguesa. Pode significar afeição, compaixão, misericórdia, ou ainda, inclinação, atração, apetite, paixão, querer bem, satisfação, conquista, desejo, libido, etc. O conceito mais popular de amor envolve, de modo geral, a formação de um vínculo emocional com alguém, ou com algum objeto que seja capaz de receber este comportamento amoroso e alimentar as estimulações sensoriais e psicológicas necessárias para a sua manutenção e motivação
A Teoria Triangular do Amor de Sternberg

((Principal Teoria Triangular do Amor))
Na Teoria Triangular do Amor, o amor é caracterizada por três elementos: intimidade, paixão e compromisso. Cada um destes elementos pode estar presente em um relacionamento, produzindo as seguintes combinações:
Estilos de Amor

Susan Hendrick e Clyde Hendrick desenvolveram uma Escala de Atitudes Amorosas baseados na teoria de Alan John Lee, teoria chamada Estilos de amor. Lee identificou seis tipos básicos em sua teoria. Nestes tipos as pessoas usam em suas relações interpessoais:
  • Eros (amor) - um amor apaixonado fundamentado e baseado na aparência física
  • Psiquê - um amor "espiritual", baseado na mente e nos sentimentos eternos
  • Ludus - o amor que é jogado como um jogo; amor brincalhão
  • Storge - um amor afetuoso que se desenvolve lentamente, com base em similaridade
  • Pragma - pragmática amor, amor que visualiza apenas o momento e a necessidade temporária, do agora.
  • Mania - amor altamente emocional; instável; o estereótipo de amor romântico
  • Agape - amor altruísta; espiritual

2 comentários:

Anônimo disse...

Bom, já que o assunto principal do post é amor let's talk ebout love!
Amor é a nomeação de um conjunto de sentimentos ruins. Idealizado em filmes, livros, músicas, levam a maioria das pessoas à buscá-lo achando que é algo bom e necessário, mas se observarmos é apenas a busca em outras pessoas/coisas daquilo que sentimos falta em nós mesmos, por isso a maioria dos casais que se "amam" são constituídos de um homem e uma mulher, ela busca a proteção que não pode se dar, ele o carinho que não consegue se dar, e por aí vai...
Acho que a felicidade mesmo se alcança sozinho, quando ela depende de algo/alguém é só uma ilusão de felicidade, por isso procuro me afastar de quem eu gosto, mesmo que isso se torne insuportável, tento identificar o que me atrai pra então mudar isso em mim. Como dizia Freud: A felicidade é um problema individual. Aqui, nenhum conselho é válido. Cada um deve procurar, por si, tornar-se feliz.

Unknown disse...

queria MESMO falar contigo.
me adiciona no msn: lucasoutrage@yahoo.com.br